Laboratório de fotometria
A Metal Design conta com um laboratório de fotometria.
A aplicação correta da iluminação em mobiliário, na arquitetura e em diversos segmentos, é vital para a criação de ambientes harmônicos, funcionais e agradáveis para as pessoas.
A escolha de cada modelo de luminária é desafiadora para os profissionais no momento do projeto da iluminação.
Assim, com objetivos de:
-
Auxiliar cada profissional a criar o melhor ambiente com a luz.
-
Melhorar a harmonia de temperaturas de cor de luz.
-
Criar luminárias cada vez mais funcionais e bonitas.
-
Controlar a qualidade de luz entregue aos clientes.
Conheça a seguir como o laboratório funciona e quais dados luminotécnicos são disponibilizados para cada luminária da Metal Design.
GONIOFOTÔMETRO
O robô sustenta a luminária e a gira em até 360°, tendo como referência o Luxímetro ou o Espectrorradiômetro.
LUXÍMETRO
O Luxímetro absorve e calcula a iluminância no ambiente interno, sendo sua unidade de medida em lux.
ESPECTRORRADIÔMETRO
O Espectrorradiômetro é um sensor que mede a radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda, para assim obter as características de temperaturas de cor da luminária analisada.
CENTRAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS
Os sensores capturam os dados analisados pelo Goniofotômetro e produz um arquivo com essas informações, gerando o gráfico de iluminância e a curva fotométrica.
Dados fotométricos
Iluminância
A iluminância é a medida da quantidade de luz que incide sobre uma superfície, indicando a intensidade da luz que ilumina e se espalha em uma área específica, como, por exemplo, sobre uma mesa de trabalho ou uma bancada. É uma luz que incide, mas não é visível, e, portanto, é a claridade que se distribui pelo ambiente.
A unidade de medida é o lux.
Curva Fotométrica
A curva fotométrica representa a distribuição do fluxo luminoso de uma fonte de luz no ambiente. Ela ilustra como a luz se dispersa em diferentes ângulos e direções a partir da fonte. Cada fonte luminosa tem uma curva fotométrica específica, que descreve o padrão único de distribuição da luz que ela emite.
Temperatura de cor
É a luz visível, ou seja, é a aparência da cor produzida por uma fonte de iluminação medida em Kelvin (K).
Fluxo luminoso
É o volume total de uma fonte luminosa medida em lúmens (lm). Quanto maior forem os lúmens, maior é a capacidade de iluminação.
Índice de reprodução de cor (IRC)
É representado em uma escala de 0 a 100 (sendo 100 usada por padrão como a luz natural), onde o objetivo é avaliar a capacidade de reprodução de cores de uma fonte de luz artificial em relação à luz do sol.